Não vai acreditar quão fácil é conhecer o seu auditório!

Nenhum orador espera ter sucesso sem conhecer, em pormenor, aqueles para quem discursa. E se, por vezes, ele já conhece as preferências, os valores e as expectativas do auditório, outras vezes ele não tem a mínima pista. Pode acontecer que o discurso tenha sido agendado há pouquíssimo tempo; ou que quem o contactou não avançasse detalhes acerca do auditório.

Eis 3 dicas básicas para ficar a conhecer melhor o seu auditório. Sem esforço. 



1. Chegue 60 minutos antes da hora

7 Small Talk Tips for Business Leaders
Não apenas chegar antes da hora do seu discurso lhe permite pausar antes do exercício oratório e rever as suas notas, como tem a incrível vantagem de lhe dar oportunidade de observar o seu auditório. Na maior parte dos casos, haverá pessoas que chegarão antes da hora e se acumulam à entrada do auditório em pequenos grupos. 
Aproveite, também, o tempo que falta para perguntar à pessoa com quem agendou o discurso mais pormenores (se ainda não o fez): peça-lhes que lhe diga quantas pessoas são esperadas, a sua profissão e aquilo que elas esperam de si.
Um bom discurso começa, não no momento da proferição, mas no momento em que o orador se dedica a conhecer o seu auditório e a adaptar-lhe as suas ideias.


2. Seja sociável

Já encontrei oradores introvertidos que preferem aguardar pacientemente pela hora da sua apresentação enquanto descontraem bebendo um café sozinhos. Tendem a resguardar-se e aproveitam para se concentrar na comunicação que os aguarda.
Embora seja compreensível esta postura tem uma consequência indesejável: o orador não está a "respirar" o ambiente que o rodeia. Ao recatar-se ele está a isolar-se. E assim ele não poderá conhecer melhor aqueles para quem falará. 


Seja sociável, converse com as pessoas à sua volta. Atalhe conversa fazendo um comentário ou mostre-se disponível para conversar olhando as outras pessoas nos olhos e sorrindo. Um bom orador não dispensa nunca estes momentos pré-discurso. E frequentemente ele vai aproveitá-los para ensaiar (muito brevemente) algumas ideias que desenvolverá na sua apresentação. Este é um momento chave para obter feedback. Por isso, beba uma cafezinho mas procure fazê-lo acompanhado.

3. Seja atento

Converse sobre os tópicos do discurso ou sobre outros temas. Mas converse! Faça perguntas. Demostre interesse. Seja afável e interesse-se por aquilo que lhe contam. Vai reparar que muitas vezes são esses aspectos que lhe permitem melhor direcionar o discurso: por exemplo, substituir algumas palavras do vocabulário utilizado; abreviar um assunto em detrimento do aprofundamento de outro; ou perceber em que passagens deve imprimir mais intensidade. 
Conhecer o auditório irá permitir-lhe responder melhor às expectativas que ele tem de si e simultaneamente reduz a probabilidade de que as suas ideias seja  mal recebidas. Isto é, ao acomodar todos os aspectos que foi "descobrindo" através do contacto directo com o seu auditório, o orador irá adaptar o seu discurso; e ao adaptar o seu discurso, ele estará mais perto de agradar ao seu auditório.

Why Advancing Women is Good for Business


Não se esqueça do seguinte: o sucesso do orador está nos pormenores. 
Não os descure e procure saber o máximo que puder acerca daqueles a quem se dirige. Voltando ao início, um bom discurso começa, não no momento da proferição, mas no momento em que o orador se dedica a conhecer o seu auditório.


Retoricamente, bons discursos!

Quer aprender mais?

Ao seu ritmo, nos dias que quiser e sempre que desejar pode acompanhar as aulas online em regime de e-learning.
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!






Se se interessa mais por técnicas específicas de apresentação e de comunicação, pode preferir o curso online Como Proferir um Discurso em 3 Tempos.



Pensado para todos aqueles que dependem da comunicação par o seu sucesso, este curso ensina a prática de apresentar e comunicar em público.
Reunindo o essencial da arte oratória, irá aprender a impressionar o seu auditório a partir de 3 aspectos essenciais: voz, corpo e olhar. 

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"