Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Num estudo publicado na revista Science, em 2007, James Pennebaker, da Universidade do Texas, concluiu que as mulheres falavam, por dia, uma média de 16.215 palavras e os homens, 15.669. Trata-se de uma diferença residual que contraria o estereótipo de que as mulheres falam mais dos que os homens.

A prova disso é que se perguntarmos a alguém se fala muito depressa ou muito devagar, provavelmente a única resposta que terá é aquela derivada daquilo que as outras pessoas lhe dizem. Assim, normalmente temos ideia se falamos demasiado depressa ou demasiado devagar a partir de uma percepção subjectiva.
O problema é que, para melhorarmos a nossa oratória, não basta acreditar na perceção subjectiva. Afinal, haverá auditórios para os quais estamos a falar demasiado depressa, enquanto perante outros auditórios, o mesmo ritmo de discurso será considerado como muito devagar. Isto tem a ver com questões culturais e sociolinguísticas.
Temos, assim, de procurar uma percepção objectiva do nosso ritmo oratório.
Como calcular o seu ritmo oratório
Determinar o ritmo oratório pode ser o primeiro passo para melhor adaptar a proferição do seu discurso ao seu auditório. Fazê-lo é muito simples.
Ritmo Oratório= número total de palavras/ tempo
Para conhecer o seu ritmo oratório faça o seguinte: prepare uma pequena apresentação (por ex: a descrição do seu passatempo favorito). Grave, com o seu telemóvel, essa apresentação.Vá buscar um cronómetro e, durante 1 minuto, fale da forma habitual.
Agora, só tem de ouvir a gravação áudio e contar o número de palavras. Fica, assim, a saber, o seu ritmo de fala. Existem também apps que determinam este ritmo de forma automática.
Como saber se falo muito depressa/muito devagar?
Considera-se que o ritmo oratório médio se situa entre as 140 e as 160 palavras por minuto! A partir das 160 palavras o auditório terá já muita dificuldade para compreender nitidamente todos os fonemas e, simultaneamente, compreender as ideias que escuta.
Por exemplo, estima-se que Al Gore tenha um ritmo oratório mais lento (133 palavras/minuto) do que Steve Jobs (158 palavras/minuto), por exemplo.
Este intervalo entre as 153 e as 168 palavras por minuto são apenas referências. Ajudam-se a estabelecer um padrão rítmico. Isso não significa que quem fale mais rápido seja melhor comunicador. Cada orador tem o seu próprio ritmo e não é o ritmo, por si só, que determina o efeito que o orador possui no seu auditório!
E, caro leitor, quantas palavras, em média, profere?
E gostaria de aprender a escrever um Discurso de forma rápida mas bem-feita?
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!
Vá a : http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso

Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!
Vá a : http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso

A propósito, já conhece o Curso Completo de Retórica?
Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!
Retoricamente, bons ritmos oratórios!