5 razões porque tem (mesmo!) de aprender a Falar em Público

À medida que a Sociedade de Informação desenvolveu dispositivos tecnológicos de comunicação cada vez mais poderosos, aquilo que antigamente era reservado a alguns, hoje é possível que todos aprendam. 
Refiro-me à retórica e à aprendizagem de competências de comunicação em público.


5 dicas para falar em público como um profissional


Eis o top 5 de razões pelas quais deve começar- já hoje- a aprender a comunicar melhor.

1. Aperfeiçoe-se! Que competências novas aprendeu nos últimos 3 meses?

As medidas de confinamento provocadas pela COVID-19 fizeram com que milhares de pessoas passassem a trabalhar em casa ou que deixassem de trabalhar. Este facto fez com que um número crescente de pessoas dispusesse de mais tempo. Uma óptima maneira de aproveitar esse tempo extra é aprender novas competência e a tornar-se mais competetivovo relativamente ao mercado de trabalho.
O ensino à distância (e-learning) disparou porque muitos profissionais se estão a já preparar para o fim do teletrabalho e para o regresso aos escritórios.
Aprender a falar em público é uma maneira de melhorar a sua oratória e de se tornar mais assertivo quando comunica com os outros, duas características fundamentais que os empregadores procuram nos seus colaboradores. 

2. Com cada vez mais podcasts (Spotify), vídeos YouTube e videoconferências, não existe ninguém que, mais tarde ou mais cedo, não precise de competências de comunicação

 Com a panóplia de vídeos, videconferências e podcasts somos todos comunicadores em público. E se todos falamos bem, nem todos comunicamos bem. Existem aspectos que pode melhorar- mesmo se já é uma oradora experimentada. Compreender (e aplicar) os bons princípios de retórica pode aumentar o seu sucesso e torna o seu podcast ou v-logger mais atractivo. 
Embora toda a gente possa ter programas online (como vídeos ou podcasts), uma pequena minoria demonstra aplicar o método retórico. E com isso estão a perder seguidores. E oportunidades!

3. Somos todos oradores (queiramo-lo ou não)

Vivemos numa época onde (quase) toda a gente é um orador. Aprender retórica é especialmente útil a quem fala em público como apresentadores, oradores, profissionais de vendas, you tubers e v-loggers, influenciadores sociais e celebridades. 
Mas é virtualmente importante para todos. 
Somos seres de comunicação. Todos os dias defendemos os nossos pontos de vista e todos os dias influenciamos o pensamento e o comportamento daqueles que connosco interagem.
How to Use Humor in a Speech | Public Speaking - YouTubeSomos todos oradores. Nesse caso, porque nem toda a gente desenvolve a suas capacidades de oratória? Porque nem toda a gente quer aprender escrever um discurso? Porque nem toda a gente sabe como começar a sua apresentação? Mesmo quando conversamos com amigos e familiares ter um discurso articulado, claro e persuasivo é fundamental. Dominar a comunicação em público é aumentar o seu sucesso, quer profissional, quer pessoal.
Somos todos oradores e este é o terceiro grande motivo pelo qual deve começar a aprender retórica hoje mesmo!

4. O "vírus" das bengalas linguísticas (hhummmm, aahhhh) não foi erradicado da oralidade

Todos podemos ser afectados pelas bengalas linguísticas Elas distraem o auditório e mostram pouco domínio do orador. Infelizmente, grande parte dos oradores que aparecem na televisão, no canal do You Tube, na rádio, etc têm muitos problemas com os silêncios e preenche-nos com sons sem sentido, ou bengalas linguísticas, como ahhhh ou hhuummm. 
Outros repetem sucessiva e excessivamente palavras como portantos, na realidade, e outras introduzindo confusão no seu discurso. Outros ainda, terminam as frases com o fonema "ah" (por exempo: Este (ah) é o carro(ah) para si!").
A luta contra a falta de fluidez e elegância da oratória ainda não terminou. Pelo contrário. Está longe de ter terminado.
Como pode lutar contra o uso excessivo de bengalas linguísticas? Cuide do seu desenvolvimento pessoal e faça um curso de retórica e de comunicação em público.

 Se acha que não é muito afectado pelo "vírus" das bengalas linguísticas experimente o seguinte: faça um vídeo seu acerca de uma tema previamente escolhido por si. O vídeo deve ter 5 minutos de duração. Observe o vídeo com atenção e conte o número de hesitações, pausas inadvertidas, ahhh e hhuummm. Que tal?

Pela qualidade da sua comunicação, experimente um curso de comunicação. Comece ainda hoje!

5. Aprender retórica online é actualmente acessível e fácil

Há muitos anos atrás, quando me comecei a interessar por retórica e competências de comunicação, os poucos cursos e formações que existiam destinavam-se quase invariavelmente a executivos. Havia, também, disciplinas de Retórica nas Universidades mas, geralmente, os conteúdos tendiam a ser pouco práticos.
Os cursos então existentes demoravam entre um a vários dias e variavam entre 500 euros (3000 reais) a 4000 euros (24000 reais). Aprender a falar em público tinha, assim, grandes custos: custos de tempo (realizando-se numa data e horário inflexíveis) e de dinheiro (entre centenas a milhares de euros ou reais, no Brasil).
Felizmente, com o advento da Internet e as múltiplas plataformas (gratuitas ou não) de e-learning hoje é fácil e acessível fazer um curso prático de comunicação.
É verdade que existe uma exuberância de cursos (alguns deles de qualidade duvidosa). Contudo, existem muitos outros que o podem ajudar a melhorar a sua oratória e a enfrentar um auditório enquanto domina aquela ansiedade oratória que costuma ter.

Um desses cursos é Curso Completo de Retórica.
Ao seu ritmo, nos dias que quiser e sempre que desejar pode acompanhar as aulas dadas por um professor universitário. E no fim, ainda terá um certificado.
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!



Se se interessa mais por técnicas específicas de apresentação e de comunicação, pode preferir o curso online Como Proferir um Discurso em 3 Tempos.



Pensado para todos aqueles que dependem da comunicação par o seu sucesso, este curso ensina a prática de apresentar e comunicar em público.
Reunindo o essencial da arte oratória, irá aprender a impressionar o seu auditório a partir de 3 aspectos essenciais: voz, corpo e olhar. 



O melhor destes cursos é que além de facilitarem o processo de aprendizagem de acordo com a disponibilidade e interesse dos alunos, e além de terem um certificado de conclusão, eles são oferecidos online pelo que custam uma fracção minúscula do preço dos cursos presenciais tradicionais. 
Ah, muitas destas plataformas de e-learning aplicam regularmente descontos. Se ficar atento, vai conseguir inscrever-se com um preço promocional ainda mais baixo do que o habitual.

Estas foram as 5 razões para não menosprezar a comunicação em público. E a última é geralmente aquela que acaba com todas as hesitações. Ainda hesitante? Conheça estes e outros cursos em comunicarlideranca.wordpress.com.


Retoricamente, bons cursos!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"