O que é um Pitch de Elevador (Elevator Pitch)?

A arte retórica é muito antiga. E continua a evoluir!

Um dos desenvolvimentos mais recentes da comunicação persuasiva é o pitch de elevador, uma apresentação de brevíssima duração especialmente talhada para compensar o excesso de tarefas, estímulos e solicitações que enfrentamos todos os dias.

Um Elevator Pitch é uma comunicação persuasiva acerca de si e dos seus projectos em apenas 30 segundos, o tempo que dura, em média, uma viagem de elevador. 
O propósito não é convencer o interlocutor a aderir às suas ideias - por exemplo, comprar os direitos comerciais do seu livro- mas convencer rapidamente o interlocutor de que vale a pena conhecer melhor o seu projecto ou ideia. Assim, o objectivo do pitch de elevador, no exemplo anterior, é convencer o interlocutor (um editor) a receber uma cópia do seu livro de forma a que, a seguir, possa querer publicá-lo (e agora sim, adquirir os seus direitos comerciais).

O Elevator Pitch é a resposta comunicativa  do séc.XXI: dispomos de cada vez menos tempo, mas em contrapartida temos cada vez mais ofertas e propostas. 

É essencial saber comunicar de forma breve mas convincente. Mas ainda mais relevante, é crucial sabermos chamar a atenção para nós e os nossos produtos e serviços. O pitch de elevador bem feito cativa a atenção de uma forma natural (aparentemente) espontânea e, acima de tudo, muito breve. É, por isso, o primeiro passo para  comunicar as suas ideias e projectos.





Pode parecer simples de fazer mas o Elevator Pitch exige uma técnica específica que temos de aperfeiçoar. Moldar um discurso em apenas 30 segundos que nos apresente, saliente os pontos fortes das nossas ideias e ainda o faça de forma apelativa não é uma tarefa assim tão fácil.

Fiquem atentos, porque no próximo post, irei ensinar-vos a fazer um.


Retoricamente, bons discursos!


______________________________________________

"8 dicas para comunicar melhor" - Manual gratuito aqui
Subscreva a Newsletter deste blog

Gostaria de aprender a ser um bom orador?


Assista ao curso de E-learning sempre que quiser e onde preferir!

Pensado para todos aqueles que dependem da comunicação par o seu sucesso, este curso ensina a prática de apresentar e comunicar em público.

Reunindo o essencial da arte oratória, irá aprender a impressionar o seu auditório a partir de 3 aspectos essenciais: voz, corpo e olhar.

Assista ao Trailer: https://youtu.be/7jBxwwx7BjQ


Mensagens populares deste blogue

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

"Obrigado pela Vossa atenção"- Como Concluir o discurso sem ter que o dizer

Apresentações Multimédia: vantagens e desvantagens