Apresentar como um Profissional



Comunicar em Público é algo que a maioria das pessoas receia e, no entanto, partilhar as nossas ideias e fazê-las compreender é um das atividades mais gratificantes que podemos imaginar.
Eis algumas dicas para aperfeiçoar as vossas apresentações e fazer-vos s parecer um orador profissional.


Conheça bem aquelas para quem discursa

Todos os profissionais sabem, com antecedência, para quem falarão e conhecerão bem as circunstâncias em que o farão.
Faça o seu trabalho de casa e recolha o maior número possível de dados acerca das pessoas às quais se dirige: as suas preferências, ocupações profissionais, valores, etc.
Perceba, também, de quantos minutos exatamente dispõe para a sua apresentação e onde comunicará (auditório, sala, palco, igreja, hotel, etc).

Image result for audience

Defina o propósito do Discurso

Torne muito claro desde o inicio o propósito do seu discurso. O que visa fazer com a sua comunicação: informar, divertir, inspirar? Motivar?
Por exemplo, sempre que faço uma palestra numa Universidade tenho o cuidado de construir um discurso que seja, antes de mais, informativo. Contudo, se fizer uma palestra num local público informar poderá não ser o meu principal propósito (dependendo do auditório).

Prepare-o e redija-o

Planifique o seu discurso e, a seguir, escreva-o. Não confie apenas na memória. E muito menos no improviso. Planeia previamente para que possa trabalhar sobre o texto à medida que o for desenvolvendo.
Não sabe como Escrever um Discurso?
Inscreva-se no curso online: Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!


Aqui reúno toda a informação necessária para, de forma rápida e acessível, redigir um discurso que impressione, fruto da minha experiência ao longo da última década. O essencial reunido numa plataforma de e-learning para aprender ao seu ritmo!

Deixe o seu corpo falar por si

Depois de escrever um bom discurso é necessário apresentá-lo. Os oradores profissionais deixam o seu corpo falar por si porque dominam bem a sua linguagem corporal. Coloque-se numa posição neutra e relaxada, e de frente para o auditório. Estabeleça contacto visual regularmente e deixe que as suas ideias sejam transmitidas pela forma como se movimenta e gesticula. Pareça um orador profissional ainda antes de falar!



A propósito:

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!







Retoricamente, bons Discursos!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"