Perguntas e Respostas- O que fazer


https://images.app.goo.gl/ct4D1c4ZMMbmtNtQ8
Em muitas sessões de apresentações ou mesmo palestras, existe um espaço reservado para a intervenção do auditório. O orador nunca sabe o que esperar: por um lado, existem auditórios mais introspectivos que ocupam esses minutos para reflectir acerca do foi dito; por outro lado, existem auditórios muito participativos e espontâneos que apresentam, de imediato, várias perguntas.

Ao orador compete responder da melhor maneira possível, solucionando o problema que o auditório lhe coloca ou esclarecendo algum tópico que tenha sido apenas tratado de forma superficial. 

Mas como responder a essas perguntas?
Algumas delas serão inesperadas, acreditem, pelo que é importante não vacilar e dirigir o nosso foco para a pessoa que perguntou.

Seguem-se algumas dicas acerca do que é conveniente fazer em sessões de "Perguntas e Respostas":

1) Escutar atentamente a pessoa que faz o comentário ou que formula a pergunta. Procure compreender o alcance da questão colocando-se no lugar dela. Não se esqueça de a olhar e de ir comunicando de forma não-verbal que a está a ouvir.


2) Não corte a palavra. Irá encontrar comentários bem longos (4 minutos) ou questões que apenas surgem no fim de uma elucubração. Seja paciente e aguarde que a pessoa conclua a sua intervenção. Isso indica que a respeita.

3) Responda a quem lhe dirige a pergunta mas fale para toda a gente que o escuta. Não olhe apenas para uma pessoa mas para todo o auditório uma vez que, provavelmente, a resposta à dúvida será útil a todos. Não se esqueça que está em comunicar em público e não numa sessão individual de esclarecimentos.

4) Responda de forma sucinta. Pode demorar um par de minutos mas seja conciso e económico na explicação. Se for necessário, o auditório pedir-lhe-á que desenvolva o que acabou de dizer.

5) Ligue a pergunta - se for possível - ao tema da sua palestra. Resuma a sua resposta ao mesmo tempo que resume a sua comunicação. 


E gostaria de aprender a escrever um Discurso de forma rápida mas bem-feita?
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!

Vá a
: http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso





A propósito, já conhece o Curso Completo de Retórica?

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!


Saiba mais em: http://bit.ly/cursoretorica




Sigam estas dicas e bons Discursos!

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"