O que é a Retórica?



Image result for retórica
Mas se é verdade que não recebemos dos deuses nada mais requintado que esse poder de falar, o que pode  ser mais digno de cultivar com esforço e trabalho, ou em que aspecto podemos ser mais desejosos de  superar os nossos semelhantes, senão no exercício, exactamente, do poder através do qual os homens  suplantam os animais?
Quintiliano,
Institutio Oratoria, II, XVI.17



Eis um excerto do livro "Introdução à Retórica no séc. XXI" que nos ajuda a perceber melhor o que é a Retórica.

 "Ao longo da História, a capacidade de transmitir aos outros, de forma estruturada e convincente, aquilo que pensamos foi uma das mais vitais formas de comunicação. 
A Retórica é a disciplina que estuda o modo como comunicamos persuasivamente com os outros. A persuasão pode ser definida como “o processo simbólico no qual os comunicadores procuram convencer outras pessoas a alterar as suas atitudes ou comportamento em relação a um assunto através da transmissão de uma mensagem, num ambiente de liberdade” (Perlof, 2003: 8). 

Image result for great speech
A Retórica é, assim, uma actividade persuasiva procurando influenciar e moldar a forma como alguém perspetiva ou age sobre determinado assunto.
Simultaneamente, é também uma técnica e uma prática que nos ensina a tornar aquilo que dizemos mais decisivo e categórico. Com efeito, a Retórica não consiste somente nos meios pelos quais as ideias são expressas: compreende igualmente os meios pelos quais as ideias são geradas (Toye, 2013: 5).
É uma actividade eminentemente comunicativa pela qual influenciamos os outros" (p.15).




Retoricamente,

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"