Quer ser Eloquente? Só tem de dar um beijo...

blarney-stone-010
Créditos: http://suzyguese.com/blarney-ireland-wishes-you-were-here/
Não tem tempo para aprender Retórica? Precisa de se tornar convincente de uma momento para outro? Pretende ganhar o dom da persuasão sem muito trabalho?

Então nada mais simples: beije a Pedra da Eloquência !

A Pedra da Eloquência, ou Blarney Stone, fica situada no Castelo Blarney, construído em 1446, perto da cidade de Cork, na Irlanda. Diz a lenda que quem ousar beijar a pedra conquista o bem-aventurado dom da eloquência e persuasão (the gift of the gab). Aqueles que o fizeram afirmam que rapidamente adquiriram confiança ao falar com outras pessoas e que se tornaram bem mais convincentes.
Muitas estrelas de televisão, cantores e actores famosos vêem ao castelo precisamente beijar a pedra que se situa no seu topo para ganhar o, muito procurado, dom oratório.


blarney-stone-003
Créditos: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Kissing_the_Blarney_Stone_1897.jpg
Há várias histórias que se contam acerca desta Pedra. Eis uma das mais famosas. Cormac McCarthy, o fidalgo que mandou edificar o castelo de Blarney, envolveu-se numa acção judicial. Para que pudesse responder em Tribunal da melhor maneira e evitar o cárcere, McCarthy decidiu pedir ajuda à deusa Clíodhna. Terá sido instruído, em sonhos, a beijar a primeira pedra que encontrasse de manhã no seu caminho para o Tribunal. Ele fez como lhe foi dito e defendeu-se das acusações com enorme eloquência! Toda a gente o aclamou e o veredicto foi-lhe favorável. MacCarthy ficou, assim, convencido de que aquela pedra  tinha sofrido a intervenção de Clíodhna tendo-se tornado mágica. Resolveu, imediatamente,  apoderar-se dessa pedra e afixá-la numa das torres do seu castelo.

   blarney-stone-007
Créditos: https://blogs.ancestry.com/ancestry/2015/03/06/origin-of-kiss-me-im-irish-saying/


Pensa-se que a tradição de subir os degraus e arriscar a vida para beijar a Pedra da Eloquência remonte ao séc. XVIII, embora a primeira fotografia date de 1897.
Beijar esta Pedra não é para qualquer um! Com efeito, quem o faz coloca-se em perigo e por isso foi instalada uma protecção em ferro para evitar que as pessoas caiam da torre. Algumas pessoas sofreram mesmo de ataques de pânico (acrofobia).





blarney-stone-001
Créditos: https://www.flickr.com/photos/brosner/881323/
Para Beijar a Pedra da Eloquência tem de subir ao parapeito da muralha e inclinar-se para trás, ficando pendurado pelos calcanhares sobre a borda do parapeito, quase como os acrobatas do circo suspensos no trapézio.


Agora, o caro leitor só tem de decidir se para ganhar eloquência, quer aprender Retórica... Ou se prefere suspende-ser do parapeito da muralha do Castelo de Blarney. 

A escolha é sua mas eu optaria pela primeira hipótese:-)


Já conhece o Curso Completo de Retórica?

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!


Saiba mais em: http://bit.ly/cursoretorica



Retoricamente, Bons Discursos!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"