O Método de loci- uma das mais eficazes técnicas de memorização


Image result for palácio memoriaConhecido popularmente como "palácio da memória", o método de loci (plural de locus que significa lugar) é uma antiga técnica mnemónica que utiliza a analogia espacial como referência para organizar, ordenar e recordar o seu discurso.

O "palácio da memória" aparece citado em diversos tratados antigos de Retórica, como o anónimo Rhetorica ad Herennium (80 A.C), o De Oratore (55 A.C) de Cícero, ou ainda a Institutio Oratoria (95 D.C) de Quintiliano.

O método de loci consiste no orador criar um palácio ou casa imaginária colocando pedaços de informação (testemunhos, factos, números, etc) em cada uma das divisões.
À medida que percorre a "Casa", o orador recupera os objectos presentes nas divisões conseguindo relembrar a enorme quantidade de informação que se encontra depositada na sua memória.
O tratado Rhetorica ad Herennium (80 A.C) recomenda que aos elementos espaciais (as divisões do palácio) sejam acrescentados elementos visuais ou auditivos como medida de tornar a técnica de memorização mais eficaz.


O método mnemónico pode ser usado, por exemplo, para o orador se lembrar das diferentes partes do seu discurso. Assim, o Proémio (ou introdução) seria associado ao Hall de entrada da "Casa"; a Narração e tudo aquilo que aí deveria ser mencionado, situar-se-ia na Sala de Estar; a Prova localizar-se-ia, por exemplo, na Sala de Jantar; para o orador se recordar da Refutação bastaria pensar na Cozinha; e, por fim, para se lembrar da Peroração (ou conclusão) o orador só teria de percorrer mentalmente o Escritório.
Em casa divisão, o orador pode acrescentar mais níveis de memorização aumentando, assim, a quantidade de informação em sua posse. No Escritório, e de forma a recordar-se de toda a Peroração, o orador poderia percorrer, de forma, organizada, a Estante, a Mesa e, depois, a Lareira.

Image result for method loci

Esta é uma técnica de memorização usada deste a Antiguidade mas permanece um método indispensável do orador moderno para se recordar exactamente de todas as partes e elementos do seu discurso.
Experimente!

A propósito, já conhece o Curso Completo de Retórica?
Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!


Retoricamente, Bons Discursos... e boa Memória!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"