O Essencial da Comunicação Não-Verbal para Oradores
Vou partilhar convosco o essencial da comunicação não-verbal para oradores.
Este é um aspecto tantas vezes negligenciado ainda que seja uma das competências mais importantes para uma boa comunicação.
Afinal, é muito mais difícil convencer aqueles para quem discursamos quando não lhes causamos boa impressão.
Contacto Visual
O orador olha com dedicação para o seu auditório procurando estabelecer contactar visual com todos os seus membros. Assim, deve evitar-se que se olhe apenas numa única direcção ou apenas para um lado do auditório (dando a sensação de se estar a ignorar as outras pessoas).
Sorriso
Um estudo realizada pela Medicine School da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, concluiu, em 2006, que o sorriso aumenta a actividades das células NK (natural killers), responsáveis por combater vírus presentes no organismo.
Além disso, diversos autores apontam para o sorriso ser um excelente aliado para aquele que visa persuadir. As pessoas que sorriem mais tendem a ser associadas a maiores índices de confiança, simpatia e alegria. Um sorriso pode, assim, ser um imã para conquistar a atenção e a confiança do auditório.
Postura Direita
Uma postura direita não apenas ajuda o orador a ganhar confiança perante o auditório, como também o faz parecer mais relaxado e atraente. Evite posições de corcunda: endireite as costas, coloque os ombros para trás e estique o peito. È esta posição que irá, também, contribuir para uma melhor respiração e, por conseguinte, uma melhor articulação fonética.
Gestos Dinâmicos
A menos que a mensagem seja de comedimento e retracção, o orador deve experimentar gestos e movimentos energéticos que exprimam o entusiasmo que deseja que o auditório sinta. Use o espaço de que dispõe e evite colocar-se a um canto da sala. Não. O orador é o centro das atenções. O espaço central pertence-lhe. Use-o para comunicar melhor e estabelecer um elo de ligação com o seu auditório.
Eis uma síntese gráfica em inglês:
Retoricamente, Boa Comunicação Não-Verbal !