3 Subtilezas dos Oradores mais Persuasivos

Pense naquele orador tão claro que nem fazemos esforço para o compreender. Ou naquele outro que comunica de forma tão confiante e persuasiva.
Image result for persuasive peopleHá oradores que espontaneamente conseguem chegar às pessoas, reconhecer as suas expectativas e adequar o seu discurso. 
Sabe o que oradores mais persuasivos fazem de especial?

Conheça alguns dos segredos subtis mais bem guardados da comunicação persuasiva.


1.Conhecem aqueles para quem falam

Os oradores persuasivos conhecem pormenorizadamente o auditório a que se dirigem. Dão atenção às características profissionais e pessoais das pessoas com quem falam. Mas, sobretudo, adaptam-se às pessoas: podem mostrar uma linguagem corporal menos ameaçadora perante pessoas mais tímidas, ou adoptar uma postura energética e expansiva perante pessoas activas e empreendedoras.

2. São Empáticos

Num estudo recente da Universidade de Stanford pediu-se aos estudantes que obtivessem um acordo acerca de determinado tema. 55% dos estudantes conseguiram chegar a acordo. Porém, quando lhe foi pedido que se apresentassem previamente e falassem um pouco acerca de si, os estudantes conseguiram uma taxa de acordo de 90%.
Nós tendemos a aceitar melhor as ideias daqueles que conhecemos melhor. Mais, sintimo-nos mais à vontade, logo mais receptivos a sermos convencidos, por aqueles que se parecem connosco e que se comportam da mesma maneira.
Os oradores mais persuasivos são empáticos porque conseguem criar uma ligação com os outros colocando-os mais à vontade e tornando-os, assim, mais receptivos às suas propostas.

Image result for nice people


3. São Genuínos

Ser genuíno e honesto é tremendamente persuasivo.
Ninguém gosta de pessoas falsas ou artificiais que apenas dizem o que é conveniente. Pelo contrário, nós gostamos daqueles que sabem defender as suas opiniões de forma convicta e autêntica.
Na verdade, é difícil acreditar-mos naqueles oradores que não acreditam nas suas próprias convicções. 
Os oradores mais persuasivos são aqueles que sabem quem são e que estão suficientemente à vontade para o assumir. Eles são suficientemente confiantes para estarem confortáveis com quem são e o demonstrarem perante os outros. Ao assumirem aquilo que os torna felizes, os oradores persuasivos tornam-se muitos mais interessantes. E eles conseguem o apoio dos outros, não porque tentem ser a pessoa que pensa que os outros querem, mas por ser a pessoa que efectivamente são!

Image result for persuasive people

Experimentem: sejam mais interessados nos outros bem como mais empáticos e genuínos. 
E observem as mudanças!


Boas Comunicações!

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"