Como Apresentar Gráficos- parte 1

Mais cedo ou mais tarde, todos os oradores passam por isso: lidar com gráficos e dados estatísticos nas suas apresentações. Ainda mais, em apresentações de trabalho. Algumas pessoas adoram fazê-lo. Porém, há outras que odeiam e que passam a correr por esses slides.
Como retirar o melhor partido de gráficos? Será que existem técnicas específicas para o fazer? Como evitar que a apresentação se torne enfadonha?
Na verdade, os dados podem estar do lado do orador. Mais, a sua apresentação nem tem de ser aborrecida. Como? Explica-lhe já de seguida.

 1 Slide- 1 Gráfico

How to Use Data Visualization to Make Your Report Design Memorable
Nunca ponha mais de um gráfico/tabela/conjunto de dados estatísticos num único slide. A regra é 1:1: um slide igual a um único gráfico. Isso vai aumentar a compreensão do auditório ao mesmo tempo que permite ao orador concentrar-se na explicação desse gráfico. Aumentar o número de gráfico só distrai o auditório que pode estar a tentar ler o gráfico de que o orador não está a falar naquele momento. Além disso, fica muitissímo confuso (como pode constatar na imagem).
Poderá usar dois gráficos sempre que eles funcionem interpretativamente como um. Isto é, há gráficos e tabelas que só podem ser plenamente compreendidas quando se procede à sua comparação com outros dados. Nestes casos, mais raros, pode e deve colocar lado a lado esses dois gráficos. Mas a sua explicação tem de ser integrada, e articular os dados de ambos. 

 Introduza o tema e explique a importância dos dados que os dados estatísticos encerram.

A Complete Guide to Grouped Bar Charts | Tutorial by Chartio

Não descreva apenas! Comece por dizer aquilo que importa: porque é que os dados são relevantes e o que eles querem dizer. Além disso, enfatize (não se esqueça do trabalho vocal do orador) as suas implicações para o auditório. Por exemplo, suponha que 2 em 3 pessoas não se importariam de dar mais dinheiro pelo produto que a sua empresa comercialize. Ao apresentar estes dados, seja muito claro de que maneira é que isso diz respeito ao auditório.

Não confie na evidência dos dados. Frequentemente, eles não são óbvios. Torná-los compreeensíveis e relevantes para o auditório  é a tarefa do orador.

Esclareça as unidades de medida e os eixos do gráfico

Google Charts in FileMaker | DB Services
Muitos oradores esquecem-se de indicar no gráfico, ou oralmente, as unidades de medida ou mesmo os eixos do gráfico. Deste modo, os dados são um mistério. O auditório pode ver a curva do gráfico mas sem um título que relacione os dados e sem indicar unidades de medida, quaisquer número são inconsequentes. 

Não parta do princípio de que basta mencionar a que respeitam aqueles dados. O gráfico deve referir detalhadamente os eixos para que, qualquer pessoa que lide com ele o possa interpretar. Não deixar o auditório refém do orador para que este lhe explique os dados é uma dica preciosa que vai impressionar aqueles para quem fala. Dê-lhe toda a informação necessária: e isso inclui aquilo que diz, mas também aquilo que está escrito no gráfico.

Esta é  primeira parte de "Como Apresentar Gráficos". Está no bom caminho. Não perca o próximo post!


Retoricamente, boas apresentações!


A propósito:

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!




Saiba mais em: http://bit.ly/cursoretorica


Como "vender" as suas ideias em 30 segundos- curso de elearning


Saiba mais em: http://bit.ly/pitch_elevador


#Comunicar #Falar em público #Oratória # Comunicação Interpessoal #Discurso
--------------
Cursos Online de Comunicação:
Curso Completo de Retórica (e-learning)
 http://bit.ly/cursoretorica
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso
Como Proferir um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
http://bit.ly/ProferirDiscurso
Elevator Pitch- como vender as suas ideias em 30 segundos  (e-learning)
http://bit.ly/pitch_elevador
-------------
Um Blog para Oradores: http://tecnicaretorica.blogspot.com/
Twitter: Samuel Mateus- Comunicação (@SamuelMateusCo1): https://twitter.com/SamuelMateusCo1?s=09
Udemy: https://www.udemy.com/user/samuel-mateus-2/

www.comunicarlideranca.wordpress.com

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"