Ferramentas de Oratória: vamos jogar às cartas?

Já sabem que podem contar comigo para ficarem a par das inovações técnicas e novidades no campo da oratória e da comunicação em público.

Num post anterior falei-vos de 3 apps que qualquer orador deve considerar para melhorar a sua técnica e se preparar para todos os desafios envolvidos em apresentar um discurso.

Hoje, trago-vos mais uma ferramenta de trabalho para o orador: um baralho de cartas.
Baralho de Cartas? Para nos ajudar a melhorar as nossas competências de comunicação? Como tal é possível?
A sério, uma baralho de cartas?
São estas as perguntas que devem estar a atravessar a vossa mente enquanto leem estas linhas.

Sim, um baralho de cartas. Mas não são umas quaisquer cartas banais: são cartas destinadas a ajudarem-se a definir e contruir o nosso discurso.



Tal como o post que já aqui dei conta acerca do curso online "Como Escrever um Discurso em 3 Tempos", hoje ajudo-vos a melhorar a redação do vosso discurso através das cartas Cícero.

As cartas Cícero fornecem ao orador uma framework geral do processo de criação do discurso, fundamental para o exercício de comunicação em público. Tratam-se de cartas com diferentes categorias que dão, de forma concreta e visível, estrutura a todas as partes do nosso discurso.
As cartas Cícero permitem ao orador ver todo processo de composição do discurso e por isso tornam a experiência de definir o plano de redação do discurso mais visual. Por isso, elas poderão complementar o roteiro do discurso que vos ensino a fazer no curso "Como Escrever um Discurso em 3 Tempos".

Basta espalharmos as cartas com diferentes categorias pela mesa e preenchermos cada categoria com os tópicos que queremos abordar.

https://cicerodeck.com/

Por exemplo, suponham que, em breve, têm farão uma apresentação de um novo produto perante o Conselho de Administração do grupo económico a que pertence a vossa empresa. Usando o baralho de cartas, poderão estruturar o vosso discurso de seguinte maneira:

Dispositio 1- Começam por se apresentar (mas de uma forma inesperada, porque não?)
Dispositio 2- Recordam qual o desafio que vossa empresa enfrenta. E lembram as alternativas.
Dispositio 3 (ideia principal do discurso)- Oferecem a solução desenvolvida "O melhor produto, no segmento x, para fazer y...")

E se estiverem a pensar que esta ferramenta é demasiado simples mas ter utilidade vejam como o famoso Discurso de Barack Obama "Yes, we can" se organiza em termos estruturais com estas cartas:




Esta é uma ferramenta que já utilizei nos cursos de oratória e que os formandos apreciam bastante pela sua dimensão intuitiva. É claro que esta ferramenta das cartas Cícero não vos ensina os rudimentos da redação do discurso (para isso, mais uma vez, usem o curso online). Porém, é muito útil - sobretudo para quem está a começar- a formar o esqueleto temático do vosso discurso e organizá-lo de forma flexível.


Outro dos aspetos positivos destas cartas é o seu carácter técnico (não é por acaso que foram batizadas com o nome de um dos grandes oradores da nossa História). Os seus criadores inspiraram-se na Retórica, nomeadamente da Dispositio para oferecem uma solução física e visível de um processo de criação que é mental e só pode ser pensado a partir de um roteiro de discurso. Se quiserem aprender retórica - de forma fácil mas rigorosa - experimentem este link.


Atenção: não recomendo que usem estas cartas sem a supervisão de um especialista em Retórica e em comunicação em público. Usar esta framework sem conhecer bem a Técnica Retórica pode redundar em desilusão e frustração. 

Porquê? Porque o mais importante para o sucesso da comunicação não são as cartas. São vocês, os oradores. E o mais importante para o sucesso do orador, são as suas ideias e a forma como são capazes de as enunciar, aplicar e explicar. Usar as cartas sem saber Retórica é como termos um Ferrari mas não termos as chaves que lhe permitem funcionar. Antes dar uma volta de Ferrari, primeiro é necessário conhecer o automóvel. Por isso, há que estudar Retórica. E só depois podemos tirar o máximo proveito destas cartas.


Escrevam-me e partilhem os vossos comentários e sugestões.
Se existir interesse da vossa parte, façam-mo saber: poderei escrever um posto mais elaborado sobre como aplicar as cartas às vossas circunstâncias especificas.

Retoricamente, bons discursos!


______________________________________________
"8 dicas para comunicar melhor" - Manual gratuito aqui
Subscreva a Newsletter

E depois de organizar as partes do seu discurso, gostaria de aprender a apresentá-lo?


Assista ao curso de E-learning sempre que quiser e onde preferir!

Pensado para todos aqueles que dependem da comunicação par o seu sucesso, este curso ensina a prática de apresentar e comunicar em público.
Reunindo o essencial da arte oratória, irá aprender a impressionar o seu auditório a partir de 3 aspectos essenciais: voz, corpo e olhar.

Assista ao Trailer: https://youtu.be/7jBxwwx7BjQ

A propósito:

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!




Saiba mais em: http://bit.ly/cursoretorica

Retoricamente, boas críticas.


#Comunicar #Falar em público #Oratória # Comunicação Interpessoal #Discurso
--------------
Cursos Online de Comunicação:
Curso Completo de Retórica (e-learning)
 http://bit.ly/cursoretorica
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso
Como Proferir um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
http://bit.ly/ProferirDiscurso
-------------
Um Blog para Oradores: http://tecnicaretorica.blogspot.com/
Twitter: Samuel Mateus- Comunicação (@SamuelMateusCo1): https://twitter.com/SamuelMateusCo1?s=09
Udemy: https://www.udemy.com/user/samuel-mateus-2/

www.comunicarlideranca.wordpress.com

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"