Carisma do Orador: 3 aspectos a considerar

Um orador carismático é aquele que se conecta com o seu auditório de forma natural e harmoniosa e que lhe causa bem-estar.
Como é que se pode tornar mais carismático?
Simples: 3 passos!

Presença

Os oradores carismáticos reduzem o mundo à volta do auditório ao palco onde falam. Possuem uma energia cativante que suga a atenção de todos diretamente para si. E falam de forma irrepreensível: sabem exatamente o que dizer… e quando o dizer! Estão tão focados em chegar ao auditório que não têm oportunidade de pensar se se vão enganar, se estão despenteados ou se se vão esquecer do que dizer. Estão focados. Neles e no auditório. Assim, a presença é máxima.

Image result for power public speaking

Poder

Para ser carismático tem de se sentir confiante! Tem de emanar poder. Poder de encantar com o seu discurso. E poder de impressionar e cativar pela forma como se movimenta. O orador carismático está por todo o lado. A sua presença (física e figurada) é omnipresente e isso confere uma aura de poder e autoridade. Há oradores que vão minguando ao longo da comunicação. E outros que se agigantam, se empolgam fazendo entusiasmar o auditório.
Além disso, estes oradores não se sentem apenas poderosos. Eles parecem poderosos na forma como se apresentam em público. Aparência cuidada, bem como posturas e carácter elegantes.


Image result for power public speaking

Afabilidade 


Os oradores carismáticos mostram-se próximos e acessíveis. O seu sorriso é genuíno e interessado. Os seus ombros e postura corporal encontram-se descontraídos. Os seus gestos são naturais e espontâneos. Eles parecem tudo menos artificias e rígidos. As suas micro-expressões faciais corroboram aquilo que estão a afirmar. E preocupam-se com o auditório e o que ele está a sentir: confusão, contentamento, desconforto? Assim, insistem em estabelecer contacto visual regular com o seu auditório fazendo-os sentir-se parte da comunicação.

Image result for warmth public speaking






Gostaria de aprender a escrever um Discurso de forma rápida mas bem-feita?
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!




E Ainda: 

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!







Retoricamente, bons Discursos!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"