Aprender faz bem!

Embora os dias possam parecer rotineiros, todos os dias somos confrontados com informação nova, ideias que desconhecíamos ou novos desafios que nos exigem novas competências. 
Resultado de imagem para learning benefits
A aprendizagem é constante. Mesmo quando a realizamos de forma involuntária. Por exemplo, observar uma partida de andebol significa já uma aprendizagem acerca do posicionamento e movimentos dos jogadores permitidos pelo jogo.
Existe também a aprendizagem formal (nas escolas e universidades) e aprendizagem informal (aquela que fazemos por nossa iniciativa, fora do círculo da educação formal. Estamos sempre a aprender.

Mas quais as vantagens de aprender?

Aprender é divertido


Nós divertimo-nos quando aprendemos novos conhecimentos, práticas e comportamentos de forma lúdica. Adquirir novas competências é algo que fazemos sem pensar e algo que queremos fazer imediatamente quando o assunto nos interessa. Lembra-se quando aprendeu a andar de bicicleta? Depois do período inicial de maior esforço, a aprendizagem do equilíbrio, da força, da trajetória, tudo isso foi divertido.
Além disso, mesmo os assuntos mais sérios, complexos e difíceis podem ser ensinados de forma agradável e deles podemos retirar aspectos lúdicos que compensam as partes mais árduas.


Resultado de imagem para learning hapiness


Aprender oferece-nos um sentimento de realização pessoal



Quando aprendemos uma competência nova e somos capazes de a reproduzir na perfeição… isso é gratificante! Recorde-se do dia em que terminou o ensino secundário (o ensino médio, no Brasil). Não sentiu aquela sensação de ter conseguido? Não sentiu que algo novo estava para vir? Não se sentiu recompensado(a) por todas as horas de estudo?
Sempre que aprendemos algo que gostamos, algo que necessitamos ou algo que queremos, surge um sentimento de realização pessoal e orgulho. 
Conseguimos! Somos capazes de fazer mais do que ontem! Este sentimento de exaltação é único.



Aprender faz-nos felizes




Como seres humanos temos uma inclinação natural para aprender, dominar e progredir! A partir do momento em que aprendemos novas competências, a química do nosso cérebro altera-se. E parte do resultado dessas alterações tem a ver com a sensação de bem-estar e felicidade. 
A aprendizagem em adultos parece ser ainda mais recompensadora já que estamos mais receptivos a receber os seus proveitos. Para alguns psicólogos, aprender algo novo todos os dias é uma premissa fundamental para o bem-estar psicológico e uma sensação de satisfação pessoal.



Quer aprender uma coisa nova?



Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!





Aprenda um aspecto novo, relacionado coma  retórica, todos os dias!


Retoricamente, boa aprendizagem!

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"