TOP 5 das características dos melhores oradores

Image result for connect audience
Proferir um discurso eloquente é uma tarefa complexa que exige muito tempo de aperfeiçoamento e preparação.

Ficam aqui cinco atributos que que qualquer bom orador possui:







Capacidade de pesquisar acerca do tema


Os melhores oradores sabem daquilo que falam. Eles investigam cuidadosamente o assunto do discurso e ensaiam-no vezes sem conta até que as hesitações ou dúvidas desapareçam. Eles sabem identificar o que precisam para discorrer sobre o seu tópico de forma segura e convicta.


Organizar as suas ideias de forma lógica e consequente

Um discurso bem estruturado (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) é fácil de compreender exigindo pouco esforço cognitivo por parte do auditório. A chave do sucesso reside em fazer boas pontes, ou ligações entre as diversas partes do discurso (ver os Cânones Retóricos) articulando-as de forma coerente.


Usar citações, factos e estatísticas

Os bons oradores não incluem citações de autores apenas porque é habitual ou é estética ou poeticamente apelativo. Eles usam apenas as citações, os factos e as estatísticas que acrescentam valor ao seu discurso e que contribuem para o seu potencial persuasivo. Alguns discursos conterão apenas um elemento estatístico enquanto outros poderão necessitar de vários. Cabe ao orador perceber o que melhor se adequa face aos seus objectivos e àqueles a quem se dirige, bem como aquilo que melhor complementa as suas ideias.

Variar o ritmo, o tom e o volume da voz

Um ritmo e tom monótonos ou monocórdicos repelem a atenção do auditório. Os melhores oradores introduzem, frequentemente, variações no volume, ritmo e tom de acordo com as passagens (mais vigorosas ou mais sensíveis) do seu discurso.


Sabe conectar-se com o auditório 


Nenhum grande orador descura o contacto visual com aqueles para quem discursa. O primeiro passo para conectar-se com o auditório é estabelecer contacto visual. Além disso, o orador sabe que quanto mais semelhante for com as crenças, modos ou ideias do auditório, maior é a sua probabilidade de conseguir a sua confiança.


Image result for eye contact audience

Retoricamente, bons discursos!

Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"