STOP- Saliente Tudo (de forma) Original (no) Powerpoint


Image result for stop trafficFeche os olhos. Lembre-se da última vez a que assistiu a uma apresentação PowerPoint.
Tente focar-se no design dos slides. Talvez de recorde da estrutura básica: Título, tópicos, e imagem/gráfico.
Agora faça STOP.
Pare, olhe e analise.
Sim, faça STOP- Saliente Tudo (de forma) Original (no) PowerPoint.

O PowerPoint é mais do que um mero agregador de diapositivos. É uma ferramenta indispensável para atrair e concentrar a atenção do auditório, tornar as ideias do orador mais visuais, e, desse modo, mais fáceis de compreender.

Não seja displicente com o PowerPoint!  Evite  "largar" no slide tudo aquilo que quer dizer. Não faça dos seus diapositivos uma "caldeirada" de imagens, texto e gráficos, cada elemento a competir (e prejudicar) com os outros de forma a destacar-se o mais possível.

Pelo contrário, todos os elementos dos slides devem ser harmoniosos entre si. Em vez de batalharem pela atenção, texto, imagem e/ou gráficos devem complementar-se entre si. A imagem devem reforçar o texto e o gráfico deve confirmar aquilo que o orador afirma (seja oralmente, seja no próprio diapositivo).


Prepara-se para STOP- Salientar Tudo (de forma) Original (no) PowerPoint

Image result for Be prepared to stop

 Eis alguns passos simples para fazer STOP e aumentar às suas comunicações multimédia as suas hipóteses de sucesso.

Primeiro, pare.

Elimine os focos de distracção (por exemplo, faça um bom café e procure um local calmo para trabalhar) e concentre-se no objectivo da sua comunicação: o que pretender atingir com a apresentação PowerPoint? Apenas ilustrar as suas ideias? Comprovar factos através de dados estatísticos? Entreter o auditório? Demonstrar pormenores fundamentais da sua comunicação?




Image result for slide powerpoint draftSegundo, faça um esboço.

Depois de decidir o que visa com a apresentação multimédia, selecione os dados, informações, factos ou imagens que deseja salientar. Este passo é muito semelhante à Invenção Retórica. Depois de saber o que pretende transmitir (seja o objectivo da comunicação, seja a informação da comunicação), organize as suas ideias e faça um pequeno esboço dos slides do PowerPoint.

Não se preocupe com pormenores. Alinhe, de forma espontânea e intuitiva ao diapositivos: ordene-os e, a seguir, dê-lhes uma estrutura básica onde seja indicado se aquele slide terá uma imagem e, no caso de incluir texto, que texto é que aparecerá.
Não interessa que não seja propriamente um Picasso e que não saiba desenhar.
Concentre-se em fazer esta primeira aproximação ao design dos slides. Se o fizer, passará a dispor de um pequeno guião para o orientar na construção efectiva dos diapositivos do PowerPoint. 



Terceiro, saliente!

Depois de definir cuidadosamente o que pretende transmitir ao auditório com os slides PowerPoint e ter estruturado esse conhecimento em diapositivos, resta criar efectivamente a Apresentação Multimédia.
Seja original, criativo e pouco convencional. Dê asas à sua imaginação. Se sentir que o esboço inicial não é ainda aquilo que quer para a sua comunicação, modifique a estrutura dos diapositivos sem remorsos. O esboço serve apenas como guia. Se ao criar a Apresentação Multimédia lhe surgirem novas ideias, integre-as, sem problemas. O esboço serve como inspiração. No terceiro passo para fazer STOP o que interessa é concretizar, da melhor maneira possível, essa inspiração inicial.

Image result for one slide one idea
Não se esqueça da regra mais importante para salientar as suas ideias: singularize-as!
Não junte 10 ideias ou tópicos diferente no mesmo diapositivo. Cada slide tem possuir uma unidade de sentido. Por isso, cada slide deve possuir uma ideia singular.
Será essa única ideia a destacar-se! Não crie ruído visual e informacional ao juntar no mesmo slide tudo aquilo que se lembrar e que lá couber.

Antes, encontre a ideia fundamental de cada slide!
1 Slide= 1 ideia



E assim se faz STOP, isto é, se Salienta Tudo (o que se deseja, de forma) Original (no) PowerPoint.


E gostaria de aprender a escrever um Discurso de forma rápida mas bem-feita?
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos!

Vá a
: http://bit.ly/ComoEscreverDiscurso





Retoricamente, Boas Apresentações!



Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"