Como conseguir o Máximo Efeito através do uso de Dados Estatísticos -Parte II

Na segunda parte do post dedicado a retirar o máximo da utilização de dados estatísticos, irei ensinar a melhor maneira de apresentar os dados.
Não é apenas os números e percentagens que o orador avança, é também a forma como o faz que irá determinar o seu mais ou menor contributo para uma comunicação eficaz.
Conseguir o Máximo Efeito de Dados Estatísticos
É verdade que os factos falam por si. Contudo, cabe ao orador demonstrar porque esses factos estatísticos são realmente importantes para o auditório. Ficam aqui algumas pistas para realçar a Estatística e torná-la, não tanto um acessório para um argumento forte do seu discurso.
Sublinhe a sua importância- Por vezes, a única altura em que os dados são mencionados é quando são apresentados. Porém, se eles forem o centro do seu discurso (ex: reunião de vendas) isso é desvalorizar aquilo que mais interessa ao auditório. Pode, por exemplo, antecipar os números durante o seu discurso: "Daqui a pouco irei revelar números chocantes que irão fazê-los mudar de ideias quanto a....". Ou, outra possibilidade: "Aquilo que quero que se recordem desta apresentação é dos seguintes dados..."

Articule as sílabas fonéticas de forma clara e fale "com tempo"- Falar pausadamente não apenas torna mais percetível a enunciação dos dados, como ainda lhes confere importância tácita. O auditório assume sempre que aquilo que é mais importante é aquilo que é dito com atenção e tempo. Sempre que o orador fala a correr sobre algum tópico, está, sem querer, a dizer ao auditório que esse pormenor não é assim tão fundamental que justifique deter-se nele de forma mais prolongada.
Pause imediatamente após enunciar os dados estatísticos- Se um pequeno silêncio antes da estatística cria suspense e interesse, um pequeno silêncio após a sua enunciação vem corroborar a importância que o orador lhe confere. E, novamente, permite ao auditório algum tempo para interiorizar e reflectir sobre aquilo que acaba de escutar.
Não se esqueça de gesticular de forma a reforçar a importância e impacto dos dados - Dados de grande magnitude e consequências são melhor transmitidas se a comunicação não-verbal concordar com eles. Assim, dados de grande importância merecem gestos grandiosos: por exemplo, alargar a gesticulação dos braços ou abrir bem as mãos reforça a sensação de dimensão e volume que os próprios dados já possuem.
Utilize a seu favor as expressões faciais - Na sequência da dica anterior, abra os olhos e permita a sua expressão facial concordar (logo, salientar) a magnitude dos dados estatísticos.

Não se esqueça de que o slide deve ser o mais simples possível: o elemento central é o gráfico ou o elemento estatístico. É ele que o vai ajudar a retirar o máximo possível da sua apresentação ajudando a provar o seu ponto de vista.
Estatisticamente, Bons Discursos!