Como conseguir o Máximo Efeito através do uso de Dados Estatísticos -Parte I

Image result for estatisticas
Mais tarde ou mais cedo, todos os oradores sentem necessidade de inserir algum tipo de dados estatísticos nas suas comunicações.
Os dados numéricos têm mais importância do que pode parecer à primeira vista e, por isso, saber usar as estatísticas de forma persuasiva é uma competência fundamental. 

Porque recorrer a Estatísticas?

Conferem realismo - Por vezes, falamos da realidade em abstrato mas é imprescindível tornar concreta a realidade que descrevemos. Factos estabelecidos, números e percentagens são uma forma eficaz de explicar aquilo que defende. Uma coisa é dizer que os pensamentos surgem de repente e que são velozes. Outra coisa é sustentar esta afirmação com dados concretos: os cientistas acreditam que a velocidade do pensamento humano equivale a 240 Km/h. Outro exemplo. É pouco concreto dizer: poupe dinheiro ao tomar o pequeno-almoço em casa. Mas a força dos factos surgem quando afirmamos: tomar o pequeno almoço em casa pode significar uma poupança de 800 euros por ano!

Possuem um elevado impacto no Logos- Ao relevar, por exemplo, que existe no mundo um bovino para cada 7 000 pessoas, estamos a justificar de forma racional a existência de uma elevado número de gado.




Elevam a sua credibilidade (Ethos)- Quando utiliza estatísticas, está subtilmente a dizer ao seu auditório que pesquisou cuidadosamente o seu tópico o que contribui para aumentar a sua credibilidade. Indicar, com precisão, factos e dados, confere uma imagem de rigor ao orador que pode ser transferida para o próprio discurso.


São de fácil memorização - As estatísticas são elementos simples e concreto que, como tal, ajudam o auditório a recordar-se do discurso do orador. 48% da população mundial mora em cidades com menos de 500 mil habitantes. Estes são números fáceis de decorar e que podem ser recuperados, pelo orador e pelo auditório, sem esforço.


Estatisticamente, Bons Discursos!





Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"