O Melhor Amigo do Orador, o Apontador

Há quem não prescinda dele; há quem simplesmente não o use; e há, ainda quem nem sequer tenha ouvido falar dele.
Refiro-me ao Apontador (pointer), acessório muito útil quando o orador utiliza apresentações multimédia como o PowerPoint.


Image result for pointer powerpointO Apontador é o instrumento que permite que o orador, à distância, mude os slides do PowerPoint ou inicie a reprodução de um vídeo. Mas a utilidade maior será porventura o indicador laser que permite identificar elementos da apresentação salientando-os.

Apesar de ser uma óptima ferramenta dos oradores que todos os dias usam apresentações multimédias, o Apontador não substitui o orador!
O Apontador não torna a comunicação melhor. Isso cabe-lhe a si!
O Apontador ajuda-o, sim, na tarefa de transmitir informação ou provar, de forma multimédia, um ponto de vista. Ele é, para alguns, imprescindível mas isso não significa que ele, pura e simplesmente, faça de uma má apresentação uma comunicação excelente. 

O que o Apontador faz é tornar as apresentações mais cómodas para o orador conferindo mais fluidez à comunicação ao prevenir as pausas decorrentes do orador ter de se deslocar até ao computador para mudar de slide.
Image result for pointer powerpoint toshiba
Além disso, permite maior amplitude de movimentos ao orador já que este não necessita de estar junto ao computador ou à tela de projecção para fazer avançar o documento.

Por fim, o Apontador pode não o tornar um profissional mas dá-lhe essa aparência: causa a impressão de que preparou, com antecedência, a sua comunicação, ao ponto de usar um acessório para tornar a apresentação multimédia um factor contributivo para o sucesso da comunicação.

O Apontador é composto por um stick com vários botões de acordo com as suas funções e um elemento portátil com ligação USB que se conecta ao computador e que permite ao stick "comunicar" com o software, como por exemplo, o PowerPoint. A ligação estabelece-se instantaneamente e de forma automática. Ao orador basta clicar nos botões. 

Existem muitos modelos e marcas à venda com alguns Apontadores a laser a chegar aos 120 euros. Mas é possível comprar um bom Apontador por 35 Euros. Basta escolher aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

No Natal ou num Aniversário, esta pode ser uma óptima sugestão para um presente original.
Todos aqueles que habitualmente fazem apresentações irão adorar!





Retoricamente, Boas Apresentações!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"