Não é apenas aquilo que o seu discurso diz, o corpo também fala!


Image result for best speakers speeches
As palavras são poderosas... mas o seu corpo não o é menos!
Todos os grandes oradores reconhecem que a sua linguagem corporal é parte integrante da comunicação persuasiva que põem em prática. E não se esquecem que a sua capacidade de influenciar os seus auditórios depende, também, de como eles põem o seu corpo a "falar".

Muitas vezes, os nossos actos dizem mais do que as nossas palavras.
Image result for presenters body language

É à linguagem corporal, em particular, e a comunicação não-verbal, em geral, que recorremos em primeiro lugar para avaliar o orador. A forma como se mexe, o seu olhar, a seu eventual tremer das mãos, a forma como possivelmente hesita ou balbucia perante perguntas incómodas, tudo isso contribui muitíssimo para definir a imagem que o auditório terá do orador e para o avaliar como sendo de confiança... ou não.
Muitos livros ensinam técnicas para detectar se os outros estão a mentir justamente recorrente à linguagem corporal.

Image result for stand up body language

A linguagem corporal que o orador assume irá, deste modo, influenciar a melhor ou pior percepção acerca do orador (e, por conseguinte, determinar o juízo final acerca do discurso proferido). 
Considere a imagem de cima onde temos duas linguagens corporais em sentidos opostos.
Não lhe parece muito sugestiva de uma situação onde alguém parece ordenar e alguém, subordinamente, parece anuir?


Contudo, existe um outro motivo pelo qual devemos, enquanto comunicadores, prestar a máxima atenção à linguagem corporal. É que esta permite-nos expressar, com grande eloquência, as nossas emoções e sentimentos acerca do assunto sobre o qual dissertamos!
Não apenas a linguagem corporal disponibiliza um orador um meio de se expressar (paralelamente à comunicação verbal), ela é igualmente um meio para o auditório aferir a sinceridades e convicção do orador relativamente aquilo que ele defende.

Estas duas funções da linguagem corporal tornam-se igualmente importante, quer para o orador, quer para o auditório. E estão na base do desenvolvimento das competências de liderança necessárias para CEO, Directores, Executivos e todas as demais profissões em que importa influenciar decisivamente.

É fundamental afinar a sua linguagem corporal e pôr o seu corpo, os seus gestos e a sua postura a exprimirem aquilo que deseja transmitir!

Aqui ficam alguns exemplos onde oradores de diferentes áreas (Ciência, Negócios, Política, Televisão) apresentam uma linguagem corporal forte, confiante e poderosa, em completa sintonia com as ideias influentes, estimulantes e inovadoras que os seus discursos denotam.
Espero que o possam inspirar para a sua próxima apresentação!

Image result for TEd conference  body


Image result for presenters body language
Image result for influential speakers public



Image result for oprah  speakers


Image result for michelle obama speech


Image result for in conference speech


Image result for Cameron Speech


Retoricamente, bons discursos !
E ponha o seu corpo a transmitir confiança!



Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"