3 motivos que o levarão a querer aprender Retórica

Related image


Aristóteles define a Retórica como a faculdade de encontrar os meios de persuasão que cada caso apresenta. Associada à oratória, a Retórica é vista, desde Quintiliano, como a arte de falar bem, e de comunicar com clareza conseguindo transmitir ideias com convicção.

Se ainda não obteve formação em Retórica eis porque não deve perder tempo a encontrar um curso. Existem, de certeza, vários perto de si.
Por outras palavras, 3 motivos pelos quais deve aprender Retórica.


A Retórica está presente em todos os momentos da nossa vida

Image result for advertising street

Desde que acordamos até voltarmos a adormecer, passamos por uma quantidade enorme de situações que, em menor ou maior grau, envolvem a persuasão. A Retórica está em todo o lado: no anúncio de publicidade que nos alicia, na sugestão de um amigo que nos convence a dar-lhe boleia, ou até nos discursos que os políticos dirigem aos cidadãos através dos meios de comunicação social.
Há sempre alguém a tentar convencer-nos de alguma coisa.



Aprender Retórica ajuda-nos a identificar os mecanismos com que, todos os dias, somos confrontados e a lidar com eles. Desta forma, podemos defendermo-nos melhor de todos os argumentos, falácias e apelos que constantemente nos dirigem.

Estudar Persuasão  torna-o uma pessoa melhor


Um dos primeiros princípios que ensino aos meus alunos é: conhece o teu auditório!

Image result for meeting
Se vai procurar convencer alguém tem de conhecer as suas convicções, motivações e valores. Só podemos influenciar alguém se soubermos o que ela preza mais: será que o auditório reage melhor a uma argumentação racional (Logos)? Ou será que importa mais estabelecer a nossa credibilidade e autoridade (Ethos)? Ou, ainda, será que este auditório se comoveria se apostássemos em trabalhá-lo emocionalmente (Pathos)?
A Retórica irá torná-lo numa pessoa melhor porque indiretamente estimula que se interesse pelos outros. Persuadir implica compreender aqueles para quem falamos. Envolve uma ligação com o auditório na qual descobrimos aquilo que o entusiasma e aquilo que o irrita. A Retórica faz do orador uma pessoa interessada. E esse interesse é o começo da sua própria transformação.

Comunicar de forma segura e convincente é um Poder 

Comunicar com os outros de forma clara e convincente é um poder: o poder de influenciar o comportamento do seu auditório mas igualmente poder de fazer-se compreender e partilhar os seus pontos de vista.
Claro que o um grande poder vem uma grande responsabilidade. Cícero alertava-nos para isso descrevendo o quanto o orador tem de ser virtuoso para que esse enorme poder seja exercido de forma responsável e de forma a que, sobretudo, possa beneficiar não apenas o orador, como também o auditório.
Este é um colossal poder: influenciar um grande de pessoas, inspirá-las, motivá-las, partilhar com elas os conhecimentos que, em derradeira análise, poderão mudar o mundo. Por todo o planeta milhares de oradores oferecem a sua visão a milhões de pessoas em centenas de plateias.

Por outro lado, quanto melhor expressar-se, quanto mais claro, quanto mais persuasivas as suas palavras forem, mais oportunidades se lhe abrirão. Entre dois candidatos com currículos equipáveis qual será o escolhido: aquele que sabe fazer-se ouvir ou aquele de que não se percebem as suas ideias?
A Retórica faz-nos ir mais longe. Comunicar de forma eficiente é hoje uma vantagem inestimável, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
Comece hoje mesmo a ser mais persuasivo e a aprimorar as suas competências de comunicação.
E mude. Para melhor!

Related image

















Retoricamente, oas apresentações!


Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"