Análise Retórica: o que é isso?


A Retórica é um campo de estudos que nos ajuda a compreender de que maneira somos discursivamente convencidos a fazer alguma coisa ou a pensar algo. A Análise Retórica dos textos concentra-se em revelar as estruturas argumentativos e demais elementos contribuidores para o processo de persuasão.



Eis um excerto do livro "Introdução à Retórica no séc. XXI" que nos ajuda a perceber em que consiste e como se distingue de outros tipos de análise.
"A Análise Retórica não consiste numa simples interpretação dos discursos. Ela distingue-se da Análise do Discurso, Análise de Conteúdo ou da Hermenêutica porque procura interpretar os discursos, não a partir das suas características intrínsecas ou da sua inclusão com determinados contextos sociais, mas a partir das estruturas argumentativas que suportam o processo geral de persuasão e convencimento". (p.190)

(…)

"A Análise Retórica examina persuasivamente um discurso. Considera o texto retórico enquanto unidade, e visa decompô-lo nas suas partes revelando a maneira como essas partes concorrem para, no seu conjunto, operacionalizar as estratégias de persuasão. A sua finalidade não é aclarar aquilo que o discurso afirma ou reclama; é, sobretudo, articular os modos como o orador procura persuadir o seu público através da escrita, composição visual ou oratória. Ela delineia as estruturas de constituição dos discursos sublinhando a disposição, desenvolvimento e articulação das ideias argumentativas. O seu objecto principal não é, pois, o texto discursivo, em si, mas a forma como a persuasão se realiza. Apenas se concentra no texto na medida em que ele revela a organização argumentativa da persuasão" (p.191).



Retoricamente, boas leituras!


Mensagens populares deste blogue

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"