Apresentações Multimédia: vantagens e desvantagens

Uma larga maioria dos oradores contemporâneos não dispensa o uso de dispositivos multimédia - como o Powerpoint ou o Prezi. Com efeito, a grande maioria dos meus alunos utiliza apresentações Powerpoint durante os seus trabalhos de Retórica e Comunicação.


O uso de ferramentas multimédia está na moda mesmo se isso causa frequentemente comunicação áridas, monótonas e entediantes. Muitas pessoas pensam que são o Powerpoint ou o Prezi que tornam interessante, estimulante e original as suas comunicação. Não é verdade: o que torna singulares as apresentações são os oradores!
Se a sua apresentação é aborrecida, o Powerpoint não a vai tornar menos aborrecida. Se enquanto orador não conseguir cativar o auditório, não serão as ferramentas multimédia que o conseguirão. Quando muito, elas poderão focar a atenção do auditório durante breves segundos. Mas assim que terminarem de ver os slides, é ao orador que cabe cativá-las!
De facto, não é por existirem meios técnicos de mostrar imagens, apresentar videos e de tornar as comunicações visualmente apelativas que os discursos serão mais estimulantes para os auditórios. Até há bem pouco tempo, os oradores confiavam em absoluto nas suas competências retóricas e isso não impediu que os auditórios ficassem deslumbrados, impressionados e convencidos!

Image result for presentations

Pelo contrário, algumas comunicações são arruinadas pelo uso das ferramentas multimédia: os oradores lêem directamente os slides, não desenvolvem os seus temas, falam de forma apagada confiando que o Powerpoint ou o Prezi fazem todo o seu trabalho. O Powerpoint não substitui o orador.  ele é um complemento do orador estando ao seu serviço. O orador não deve nunca ser "escravo" dos seus slides como quando se limita a passar slides sem estabelecer uma conexão com o seu auditório.

Não arruíne a sua comunicação!
Se quiser usar as ferramentas digitais pondere de que forma elas podem ser úteis aos seus objectivos.

Ficam aqui algumas vantagens e desvantagens das ferramentas multimédia

Vantagens

  • Uma imagem vale mais do que mil palavras - o Prezi permite mostrar imagens e videos que ajudem a provar as teses do orador. Ao usar gráficos para demonstrar tendências ou ao usar fotografias para mostrar um produto, o orador ajuda o auditório a visualizar (e, por conseguinte, compreender) melhor aquilo que ele lhe diz.
  • Apela a vários sentidos - Enquanto um discurso oral estimula sobretudo a audição, a utilização de ferramentas multimédia estimula outros sentidos, em especial, a visão. Ver é sentir. E para alguns auditórios isso faz todas a diferença: já pensou porque os vendedores de feira insistem em repetir permanentemente as demonstrações sem se esquecerem dos videos que explicam as vantagens dos seus produtos?
  • Suporte mais ecológico e versátil - As apresentações multimédia poupam papel: uma única apresentação pode ser vista por todos os membros do auditório dispensando o uso de fotocópias. Por outro lado, permitem uma maior criatividade e originalidade na apresentação de conteúdos quando comparadas com o papel.
  • Facilidade de criação de conteúdos - As ferramentas multimédia permitem, de forma rápida e simples, "vestir" e adornar as ideias do orador tornando-as visualmente atractivas. De facto, não é preciso nenhum curso de Design Visual para fazer slides cativantes.


Desvantagens

  • O orador confia em excesso na forma (aparência da sua comunicação) esquecendo-se do conteúdo- Isso pode significar passar mais tempo a preparar os slides do que propriamente o seu discurso e a sua comunicação.
  • As ferramentas multimédia podem ser usadas de forma contraproducente- Em vez de se tornarem uma forma de concentrar a atenção do auditório e fazê-lo compreender melhor os temas, muitos slides limitam-se a serem folhas cheias de texto. Outros, por exemplo, integram apenas imagens desformatadas e dissonantes do layout visual geral. Isso vai afastar, não aproximar, o auditório!
  • O auditório distrai-se - Quando a apresentação é tão absorvente do ponto de vista visual (transições, animações sons, etc), há uma enorme probabilidade do auditório considerar os slides e esquecer-se do orador. Sempre que mudamos de slide, o auditório vai instintivamente  olhar para aquilo que lhe apresentamos. Nessa altura, está mais vulnerável a distrair-se daquilo que o orador está  a dizer podendo, assim, perder a parte crucial do seu discurso!
  • Muito importante: a natureza multimédia de Powerpoint ou Prezi força o orador a reduzir a complexidade dos seus assuntos-  Uma vez que se tratam de ferramentas predominantemente visuais, destinadas a serem lidas instantaneamente, tópicos difíceis e exigentes são reduzidos a meia dúzia de linhas numeradas. 
  • Em vez de sublinharem os aspectos essenciais do discurso, estas ferramentas exibem-no quase integralmente -  Os slides servem para dar o aspecto geral do discurso e orientar o auditório por entre as diversas temáticas. Eles são usados para organizar a comunicação, não para a mostrar por escrito.
  • Precisam de condições técnicas especiais - Em contraste com o orador que apenas precisa da sua voz, os seus dotes retóricos e as suas competências comunicativas para "enfeitiçar" o auditório, o orador que utiliza ferramentas multimédia requer uma sala dotada de tela, projector, computador e colunas. Onde uma destas condições não se verificar é impossível comunicar com as ferramentas multimédia.
Image result for presentations powerpoint

Seja corajoso.
Domestique as suas apresentações multimédia, concentre-se naquilo que pretende partilhar e enfrente o seu auditório. De frente, sem falas esperanças em ferramentas que não podem oferecer aquilo que o seu auditório espera de si: um comunicador competente que as estimule a compreender novos pontos de vista.

Boas apresentações multimédia!

A propósito:

Aprenda a comunicar… e destaque-se!
Se não sabe como organizar a sua apresentação; se desconhece como fazer o auditório reagir emotivamente; se pretende conhecer os argumentos … este é o curso para si!





Como "vender" as suas ideias em 30 segundos- curso de elearning




#Comunicar #Falar em público #Oratória # Comunicação Interpessoal #Discurso
--------------
Cursos Online de Comunicação:
Curso Completo de Retórica (e-learning)
 http://bit.ly/cursoretorica
Como Escrever um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
Como Proferir um Discurso em 3 Tempos (e-learning)
Elevator Pitch- como vender as suas ideias em 30 segundos  (e-learning)
-------------
Um Blog para Oradores: http://tecnicaretorica.blogspot.com/
Twitter: Samuel Mateus- Comunicação (@SamuelMateusCo1): https://twitter.com/SamuelMateusCo1?s=09








Mensagens populares deste blogue

Análise Retórica: o que é isso?

Quantas palavras por minuto profere nos seus discursos?

Grandes Discursos: Emmeline Pankhurst "Freedom or Death"